Tecnologias que facilitam o pagamento para o consumidor ao mesmo tempo em que permitem que o varejista faça um controle de estoque em tempo real são alguns dos destaques da parte expositiva do Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo. A Mercado&Consumo acompanhou uma visita guiada aos estandes da feira com Regiane Romano, fundadora da Vip-Systems, para conhecer o que promete revolucionar o consumo. “As tecnologias que estão expostas já estavam por aqui os outros anos, mas agora são mais ‘pé no chão’”, comenta Regiane.
A Mercado&Consumo embarcou para Nova York, nos Estados Unidos, junto com a delegação da Gouvêa Experience para a NRF 2022, e faz uma cobertura especial do evento.
O Grupo Digi/Teraoka expõe impressoras, balanças, sistemas POS, soluções de checkout móvel e etiquetas eletrônicas, entre outras tecnologias. Um dos destaques da empresa na NRF de 2022 é uma máquina que facilita a compra de produtos a granel, que podem ser coletados e pesados pelo próprio cliente.
Outro equipamento tem câmeras que identificam o tipo de fruta, verdura ou legume escolhido pelo consumidor, faz a pesagem e imprime a etiqueta com o preço. O pagamento também pode ser feito no mesmo local. “Quanto menos atrito, melhor. As pessoas não aguentam mais esperar na fila”, destaca Regiane Romano.
A Mainetti expõe na NRF de 2022 suas tecnologias relacionadas às etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), como pequenos leitores que ajudam os lojistas a controlar o estoque. No estande da sul-coreana Rainus, estão sensores que medem a temperatura e a umidade do ambiente e indicam se existe uma geladeira aberta ou se o ar-condicionado está ligado, por exemplo.


